Blog

Estiagem que assola o país adverte sobre alternativas para economia de água

Cisternas, filtros de água da chuva e produção de água de reuso são algumas das soluções para o problema

A atual crise hídrica que atinge o país é a pior dos últimos 84 anos*, data em que se iniciaram os registros meteorológicos. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, no Sudeste, são os mais afetados. A situação crítica serve de alerta para outros estados do país, como Santa Catarina (tirar pois é um alerta a todo o pais, somos brasil) , que não enfrenta problemas de falta de água no momento, mas precisa investir em alternativas para evitar problemas futuros.
“Precisamos economizar, reciclar e nos dedicarmos ao uso consciente de água”, comenta o Diretor Técnico e Comercial da Fibratec Engenharia, de Chapecó, que desenvolve soluções sustentáveis para o consumo inteligente da água, a partir da reutilização de efluentes, aproveitamento das chuvas e armazenamento de água.

Água de reuso

A estação de tratamento aerada é o sistema que produz a água de reuso. Os chamados biorreatores tratam os efluentes, que passam por um processo de purificação e tratamento. A água produzida está de acordo com os parâmetros de qualidade exigidos na legislação brasileira, podendo ser utilizada para fins que não sejam o consumo humano, como a lavagem de pisos e calçadas, irrigação de jardins, além do reuso nas descargas dos vasos sanitários, pomares e outros cultivos, por exemplo. (NBR 13969: 1997 – item 5.6.4).
Dessa forma, há uma redução significativa no consumo de água potável. “O sistema conta com o reuso, tanto da água da chuva quanto dos efluentes, ou seja, não irá faltar essa água de reúso nem na pior estiagem, pois há o reuso produzido pelo esgoto”, comenta Celuppi.

Filtrar e guardar a água da chuva

A captação da água da chuva é uma forma gratuita de abastecimento. A água é direcionada para uma tubulação até chegar a um filtro, que separa separar as impurezas acumuladas no telhado ou calha, como galhos, folhas e insetos. Depois, a água filtrada é direcionada até a cisterna, para ser armazenada. “O filtro de água da chuva é tem ( ver dizer) fácil e baixa manutenção e é uma solução indispensável para reaproveitar a água da chuva de maneira adequada”, explica o profissional.
Já filtrada, a água da chuva é armazenada na cisterna. Essa água pode servir para lavagem de pisos e veículos, irrigação de plantações e processos produtivos. Além de ser uma técnica sustentável, traz benefícios ao produtor rural e pecuarista, reduzindo o consumo de água potável na propriedade, na criação de animais e diminui gastos excedentes, já que a instalação utiliza a infraestrutura que existe no local.
Outra alternativa disponibilizada pela empresa para depositar água é o reservatório de grandes volumes, que pode armazenar água potável ou fluvial. Com capacidade de até 115 mil litros, a sua utilização atende, além das necessidades de grandes propriedades rurais, indústrias, hospitais, condomínios, prédios residenciais ou comerciais, hotéis e postos de combustíveis e de lavação.

*Dado reportado pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, no dia 24/01/2015, após uma reunião de crise com mais cinco ministros devido à situação que se vive nos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

Pesquisa
Pesquisar
Outros posts
compartilhe