Novidades Fibratec

Postado em 16 de Fevereiro de 2015 às 17h38

Estiagem que assola o país adverte sobre alternativas para economia de água

Cisternas, filtros de água da chuva e produção de água de reuso são algumas das soluções para o problema

Fibratec Engenharia - Reservatórios para Grandes Volumes e Tratamento de Efluentes Cisternas, filtros de água da chuva e produção de água de reuso são algumas das soluções para o problema A atual crise hídrica que atinge o país...

A atual crise hídrica que atinge o país é a pior dos últimos 84 anos*, data em que se iniciaram os registros meteorológicos. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, no Sudeste, são os mais afetados. A situação crítica serve de alerta para outros estados do país, como Santa Catarina (tirar pois é um alerta a todo o pais, somos brasil) , que não enfrenta problemas de falta de água no momento, mas precisa investir em alternativas para evitar problemas futuros.
“Precisamos economizar, reciclar e nos dedicarmos ao uso consciente de água”, comenta o Diretor Técnico e Comercial da Fibratec Engenharia, de Chapecó, que desenvolve soluções sustentáveis para o consumo inteligente da água, a partir da reutilização de efluentes, aproveitamento das chuvas e armazenamento de água.

Água de reuso
A estação de tratamento aerada é o sistema que produz a água de reuso. Os chamados biorreatores tratam os efluentes, que passam por um processo de purificação e tratamento. A água produzida está de acordo com os parâmetros de qualidade exigidos na legislação brasileira, podendo ser utilizada para fins que não sejam o consumo humano, como a lavagem de pisos e calçadas, irrigação de jardins, além do reuso nas descargas dos vasos sanitários, pomares e outros cultivos, por exemplo. (NBR 13969: 1997 – item 5.6.4).
Dessa forma, há uma redução significativa no consumo de água potável. “O sistema conta com o reuso, tanto da água da chuva quanto dos efluentes, ou seja, não irá faltar essa água de reúso nem na pior estiagem, pois há o reuso produzido pelo esgoto”, comenta Celuppi.

Filtrar e guardar a água da chuva
A captação da água da chuva é uma forma gratuita de abastecimento. A água é direcionada para uma tubulação até chegar a um filtro, que separa separar as impurezas acumuladas no telhado ou calha, como galhos, folhas e insetos. Depois, a água filtrada é direcionada até a cisterna, para ser armazenada. “O filtro de água da chuva é tem ( ver dizer) fácil e baixa manutenção e é uma solução indispensável para reaproveitar a água da chuva de maneira adequada”, explica o profissional.
Já filtrada, a água da chuva é armazenada na cisterna. Essa água pode servir para lavagem de pisos e veículos, irrigação de plantações e processos produtivos. Além de ser uma técnica sustentável, traz benefícios ao produtor rural e pecuarista, reduzindo o consumo de água potável na propriedade, na criação de animais e diminui gastos excedentes, já que a instalação utiliza a infraestrutura que existe no local.
Outra alternativa disponibilizada pela empresa para depositar água é o reservatório de grandes volumes, que pode armazenar água potável ou fluvial. Com capacidade de até 115 mil litros, a sua utilização atende, além das necessidades de grandes propriedades rurais, indústrias, hospitais, condomínios, prédios residenciais ou comerciais, hotéis e postos de combustíveis e de lavação.

*Dado reportado pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, no dia 24/01/2015, após uma reunião de crise com mais cinco ministros devido à situação que se vive nos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

Veja também

Baixe ou atualize o aplicativo da Fibratec Engenharia!18/09 Tenha acesso ao nosso catálogo digital, portfólio e vídeos institucionais. Além disso, receba no seu celular as notificações com novidades, solicitação de orçamento, compartilhamento de arquivos além da criação de evento na agenda através de formulário! Baixe agora mesmo: Android: https://lnkd.in/dNzB_94 IOS:......
15/10 - Professor, parabéns pelo seu dia! 15/10 Parabenizamos todos os professores que ensinam com amor e ajudam na construção de uma pessoa mais consciente e sustentável. Feliz Dia do Professor! #FibratecEngenharia...

Voltar para (NOTÍCIAS)