Blog

Reuso de água reduz consumo em até 60%

Fibratec Engenharia disponibiliza estação de tratamento de esgoto que permite o reuso da água para fins não potáveis

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o brasileiro gasta mais água que a média mundial. Para higiene e consumo geral, segundo a entidade, uma pessoa necessita de 110 litros de água por dia. Entretanto, no país, consome-se o dobro, 220 litros, ou mais. Diante desse cenário, a preocupação com ações sustentáveis está cada vez maior. A Fibratec Engenharia, de Chapecó/SC, disponibiliza as estações de tratamento de esgoto aeradas, que permitem o reuso da água após o tratamento do esgoto.

Ideal para loteamentos e complexos habitacionais de médio e grande porte, o biorreator aerado produzido pela Fibratec Engenharia pode produzir até 230.000 litros de água de reuso por dia. A Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, que apostou na instalação do produto na instituição, pode reduzir o consumo de água potável em até 60%, considerando o atendimento inicial a 2.500 pessoas e que cada uma consome 50 litros por dia*, sendo que, destes, 30* litros são para usos não potáveis.

O sistema aerado

As estações aeradas produzidas e disponibilizadas pela Fibratec Engenharia são compactas e adaptáveis, ajustando-se a todos os tipos de empreendimentos. Possuem baixo nível de ruídos e diâmetros adequados para melhor adaptação em qualquer local. Ainda, os tanques são fabricados em poliéster e reforçados com fibra de vidro em processo fabril de filamento contínuo. O seu diferencial está na possibilidade de reutilização dos efluentes e na automação inteligente, em que o cliente tem a possibilidade de monitoramento online, podendo ser instaladas e operadas em módulo.

O Engenheiro Sanitarista e Ambiental da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Ademir Tancini, afirma que a instituição optou pela instalação do sistema de tratamento aerado pelos inúmeros benefícios. “Elegemos os biorreatores aerados já que não emitem odores, ao contrário de outros sistemas aeróbios. Estamos em uma área de grande circulação de pessoas e essa característica, para nós, é muito importante”. A possibilidade de reuso permite que a instituição reutilize os efluentes tratados para fins não potáveis, como na irrigação e nos banheiros. “Além de reutilizarmos os efluentes tratados, conseguimos acompanhar todo o processo de tratamento de esgoto através do monitoramento online, o que é, com certeza, um grande diferencial”, finalizou Ademir.

*De acordo com a NBR 13969/97 a contribuição de esgotos para escolas é de 50 litros por pessoa diariamente.

*Dado obtido com o departamento de Engenharia Sanitarista e Ambiental da UFFS.

Pesquisa
Pesquisar
Outros posts
compartilhe