Blog

Santa Catarina registra 7 estiagens em 10 anos

Para driblar a situação, a Fibratec Engenharia investe em alternativas que ajudam a enfrentar a seca

Em 2011, os prejuízos com a seca somaram R$ 770 milhões, refletindo em perdas nas safras de grãos (milho, soja e feijão) e na produção de leite A cheia atual pode ser um bom momento para encontrar alternativas que amenizem as perdas com a estiagem trazida pelo verão. A Fibratec Engenharia, empresa localizada na cidade de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, investe em soluções sustentáveis para enfrentar a estiagem, como cisternas e reservatórios de grandes volumes.

No Oeste catarinense, um dos principais problemas é a falta de água durante o período de seca. Só em 2013, cerca de 800 mil pessoas sofreram os impactos da estiagem em 152 municípios. Para uso residencial ou comercial, a cisterna é solução de baixo custo para armazenamento da água da chuva, que pode servir para lavagem de pisos e veículos, irrigação de plantações e processos produtivos. Além de ser uma técnica sustentável, traz benefícios ao produtor rural e pecuarista, reduzindo o consumo de água potável na propriedade, na criação de animais e evita gastos excedentes, já que a instalação utiliza a infraestrutura que existe no local.

Outra alternativa disponibilizada pela Fibratec Engenharia é o reservatório de grandes volumes, que pode armazenar água potável ou pluvial. Ainda, o produto permite o abrigo de outros materiais, como produtos químicos e efluentes. Com capacidade de até 100 mil litros, a sua utilização atende, além das necessidades de grandes propriedades rurais, indústrias, hospitais, condomínios, prédios residenciais ou comerciais, hotéis e postos de combustíveis e de lavação. 

Pesquisa
Pesquisar
Outros posts
compartilhe